quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Resveratrol no retardo do envelhecimentoe prevenção do Alzheimer

Utopia para os seres humanos: viver o máximo possível.

Isto vem se tornando mais palpável, após a apresentação dos resultados do projeto Genoma e o advento da Biologia Molecular. Esta última ainda enfrenta a incredulidade dos leigos, pois muitos se recusam a acreditar nos vídeos a seu respeito. Dizem que aquelas "maquininhas" proteicas do corpo humano não existem.

O que é o Resveratrol

O Resveratrol é um composto da família dos Polifenóis, ou seja, moléculas que possuem mais de um radical fenol por molécula. Sem detalhes científicos, este composto está presente no VINHO TINTO.

O suco de uva, a amora e o amendoim também contém esta substância.

Estão lembrados do quanto já ouvimos falar sobre as virtudes do vinho para a saúde (em quantidades moderadas) ? Desde pequenos ouvimos esta "leréia". E graças a Deus é uma verdade. Pessoas que tomam duas taças de vinho por dia podem prolongar sua vida. Então vamos ver ...

O que o Resveratrol faz no corpo

O Resveratrol faz com que o fígado produza mais HDL (o bom colesterol) e reduz a quantidade do LDL (colesterol ruim), ainda impedindo a oxidação deste último. O resultado são vasos sanguíneos sem a perigosa e oclusora película de gordura. Ele também reprime a produção da proteína beta-amilóide, a terrível molécula que provoca o mal de Alzheimer.

No caso dos ratos, o aumento na longevidade comprovada em laboratório foi de 60 %.

CUIDADO: Numerosos artigos na Internet se baseiam na existência de um gene da longevidade que é ativado pelas enzimas Sirtuínas, por sua vez ativadas pelo Resveratrol. Este TABU foi derrubado pelo pesquisador Felipe Gomes Cabreiro, em trabalho na Revista Nature.

O Resveratrol não ativa nem indiretamente nenhum gene de longevidade, pois tal gene NÃO EXISTE. O que já foi constatado é que ele protege o sistema cardiovascular pela sua ação antioxidante e antiplaquetária. Possui também natureza anti-inflamatória.