quinta-feira, 24 de maio de 2012

Quanta água o ser humano precisa tomar por dia ?

Controverso assunto. Até hoje não se usou muita lógica para se medir a quantidade precisa.

Antes que se cometa algum equívoco do raciocínio simplista em geral, tenha em mente que:

O alimento já contém um percentual de água entre 40 % e 80 % de água.

Mesmo no caso da carne, cortada do animal e mantida em congelamento, quando degelada, ainda possui este percentual de água. Mesmo as folhas, as verduras, legumes e frutas conservam este índice e, dependendo da umidade e temperatura, ainda podem ganhar mais umidade. As cascas retém a umidade do alimento durante o período aceitável para consumo.

As refeições

Ao acordar, o indivíduo urina, e devido ao repouso e à respiração noturna, a garganta seca força o mesmo a beber pelo menos um copo de água (200 ml). No café da manhã, o leite ou suco pode chegar, no mínimo, aos 400 ml, desprezando completamente o pão. Acrescente-se uma fruta (30 a 50 g) ao percentual de 80 % de água e teremos mais 20 ml de água. Na soma temos 220 ml. E antes de trabalhar pode ainda tomar mais uns goles, por volta de mais 50 ml. Total da manhã: 670 ml.

Um ser humano normal come de 400 a 800 g (os mais glutões) no almoço. Ao índice de 60 % (média de 40 e 80 %), já temos (considerando a densidade da água de 1 unidade) de 16 a 160 gramas de água (o mínimo do mínimo até o máximo do máximo). Adicionando uns 250 ml de suco, refrigerante ou água pura, jé temos 410 ml.

De tarde, uma hora após o almoço, mais um copo de 200 ml de água. E mais ou menos 4 horas, um lanche com mais 250 ml de água e uns salgados a 100 gramas e 80 % de água, totalizando 530 ml.

E de noite uma refeição com características de jantar ou um lanche vai acrescentar uns 500 ml mais ou menos ao consumo do dia.

Somando estas 4 refeições, o mais usual, temos 670 ml  + 410 ml  + 530 ml + 500 ml , ou seja, 2010 ml de água diretamente de líquidos ou indiretamente dos alimentos.

A equação da água

Para o indivíduo de nossa população, não obeso, temos uma massa corporal entre 60 e 80 quilos. Vamos considerar a média: 70. Divida este número por 30, índice obtido em anos e anos de clínica geral e estudo de metabolismo, portanto temos 2,3 litros.

Conclusão

Frente à soma obtida por nós durante as refeições, só faltam mais 200 ml, ou seja, um copo de água a mais. Isto é obtido por aquelas numerosas idas ao bebedouro durante o dia. Portanto, em nossa vida "mediana", todos nós cumprimos a meta.

Contra-exemplos

As pessoas mal informadas colocam a garrafinha de água (500 ml) e vão abusando de líquido. Este abuso provoca a perda de sais minerais, podendo ocasionar até dores de cabeça, baixa de pressão e outros. Então, não abuse, pois até água demais traz problemas. E não acredite no discurso de 8 a 9 copos por dia, pois isto deve ser o total, e não o "a mais".



Nenhum comentário:

Postar um comentário