quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Qual a quantidade de carne que precisamos comer por dia ?

Não ouça os naturalistas, vegetarianos e radicais quando dizem que a carne faz mal. Isto não encontra respaldo em nenhum livro de Bioquímica, Imunologia e Nutrição. A carne contém proteínas animais que, processadas pelo nosso metabolismo, são "desmontadas" e remontadas nas proteínas enumeradas em nosso código genético.

Nossas enzimas (pequenas máquinas químicas) são proteínas, bem como nossos neurotransmissores (derivados dos precursores das proteínas, os peptídeos) e hormônios (tem natureza proteica). Portanto, sem as proteínas da carne (a fonte mais abundante e de fácil absorção).

Existem pessoas ensandecidas que incorporaram o discurso de que o leite também é fonte de proteínas, e que poderia substituir a carne como sua fonte destes componentes. Pudesse o leite substituir a carne como fonte de proteínas, ficaria o indivíduo carente da vitamina B12 e de Ferro. Então vem a indústria de laticínios e coloca Ferro e vitaminas no leite. Isto basta ?

Não, pois os constituintes das proteínas (aminoácidos) de que o ser humano precisa estão em maior quantidade e mais disponíveis principalmente na carne vermelha. Consumir leite na quantidade que poderia substituir os constituintes da carne implicaria em maior consumo de cálcio, gordura (no caso do leite integral) e de carboidratos. Após a idade adulta, os carboidratos do leite geram muitos gases intestinais.

Bem, então está estabelecido que precisamos das carnes como parte da alimentação OBRIGATÓRIA.

E a quantidade necessária ?

De acordo com os nutricionistas, uma pessoa deve consumir, por dia, o equivalente a 2g de carne por Kg de seu peso corporal. Daí veio a média de 150 a 200 g de carne por dia, pois consideraram o peso médio de um adulto como estando entre 75 e 100 Kg. Esta é uma média por excesso.

Imagine agora a quantidade de leite necessária para se substituir a carne, levando em conta a diferença de quantidade de proteína de ambos. A carne tem, em sua composição, 22g de proteína a cada 100g. Já o leite somente 3,28g. Imagine consumir 8 vezes mais do que a carne em leite, ou seja, para perfazer 150 g de carne, seriam necessários 8 x 150g = 1200g de leite. Não é muito para um dia (uns 4 ou 5 copos), mas é bem mais que o necessário de carne.

O feijão

O arroz com feijão já se provou ser uma ótima fonte de proteínas. No entanto, o mesmo dito para o leite, em termos de gases intestinais, se aplica ao feijão.

O ideal

O ideal, correto, é combinar as proteínas dos alimentos que são a sua fonte juntamente com legumes e verduras, como era prática desde o tempo de nossos avós.




2 comentários:

  1. Parei de comer carne a três anos, e minha saude melhorou muito, nao me lembro mais do gosto do "amargozinho" "gota do zeca" "leite de magnésio", durmo melhor, meu intestino funciona melhor, perdi os quilos que me encomodavam, em três anos tive uma única gripe, antes ficava gripado direto, sonolencia após o almoço acaba.... sobre respaldo em nenhum livro de Bioquímica, Imunologia e Nutrição, pra mim, (repito, pra mim) e conversa fiada. sei o que vivo e nao o que algum livro me diz que é ou nao certo. Acredito que as pessoas deveriam se dar uma chance e experimentar uma dieta sem carne e somente depois disso poder encher a boca pra falar o que funciona pra elas ou nao. so me arrependo de ter sido tão arrogante e nao ter me permitido parar com a carne antes.

    ResponderExcluir
  2. eder, você pode substituir a carne vermelha pelo ovo. Neste mesmo blog fala-se do ovo.
    É preciso ver também com um médico se você tem intolerância à carne. Com os anos continuados de consumo, desenvolvemos intolerância ao gluten, lactose e outros "bichos".
    No caso da carne, veja seu exame de sangue, principalmente o índice de Creatinina e ácido úrico.

    ResponderExcluir